segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A cena política na Paraíba ganha um novo nome

A política partidária paraibana não é mais a mesma, desde que surgiu no cenário político Fernanda Benvenutty. Mas quem é ela? O que ela faz para ser tão carismática? De onde ela vem? Onde ela atua? Algumas destas respostas estão na biografia de Fernanda, mas outras só temos convivendo com ela, percorrendo as ruas do centro comercial de João Pessoa, andando nas ladeiras do Roger, conversando com os ativistas do movimento homossexual da Paraíba e vibrando no desfile da sua escola de samba.

Fernanda Benvenutty, como milhares de pessoas, veio do interior para conquistar um lugar na capital do Estado e percorreu um longo caminho para torna-se, hoje, a travesti mais conhecida e respeitada da Paraíba. E isso só foi possível graças à sua perseverança e força de vontade. Ela tinha tudo para reclamar da vida, pois desde cedo sofreu discriminação por assumir sua identidade de gênero, mas acreditou que o amanhã seria diferente e foi a partir das diferenças que percebia em seu corpo e na vida que ela estudou enfermagem e tornou-se uma competente profissional de saúde.

Sou testemunha ocular de como Fernanda Benvenutty é referência para as pessoas que ela atende na rede pública de saúde. Em suas mãos centenas de crianças nasceram, e suas mães sempre querem falar e mostrar a seus filhos a parteira Fernanda.

Desde 2002 acompanho a trajetória política de Fernanda Benvenutty, vi o seu surgimento no movimento LGBT e como em um curto espaço de tempo virou uma liderança com atuação e reconhecimento no estado e no Brasil. Na última eleição como candidata a vereadora era aclamada no bairro do Roger, onde mora, e hoje vemos isto em cada cidade que vamos com Fernanda, a sua popularidade vem da sua atuação no movimento social, cultural e comunitário. Na Escola Império do Samba é uma líder que faz as fantasias, que coordena os ensaios e ainda anima e conversa com todas as pessoas.

Sem dúvidas a candidata Fernanda Benvenutty é o novo na política. A sua trajetória de militância e de profissionalismo é a base para acreditarmos que ela na Assembléia Legislativa terá novos olhares para todos e todas que, historicamente, são injustiçados e discriminados. Portanto, como cidadão, voto e recomendo Fernanda Benvenutty 13222 para Deputada Estadual.


Cleudo Gomes é militante do movimento homossexual na Paraíba, participou da direção do Movimento do Espírito Lilás (MEL), por muitos anos, e é membro da Coordenação de Campanha de Fernanda Benvenuttt a Deputada Estadual

Um comentário:

  1. Parabéns a todas e todos pela campanha combativa e verdadeiramente alternativa. O blog está ótimo!
    Asè,
    Dalmo (Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial)

    ResponderExcluir