sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A VOZ DE TODAS AS BANDEIRAS

Fernanda Benvenutty, natural de Remígio, veio para a capital, aos 16 anos, em busca de uma vida com mais oportunidade. Foi artista circense (circo) e produziu e atuou em peças teatrais na juventude. Trabalhou como doméstica para pagar os estudos no curso noturno. Pela sua condição de travesti, negra, pobre e migrante enfrentou toda forma de preconceito, discriminação e violência. Mas seu caráter, sua índole e sua vontade de vencer foram mais fortes.


Formou-se no curso técnico de enfermagem e exerce a profissão há mais de 20 anos. Fernanda foi uma das primeiras travestis, na Paraíba, a concluir os estudos e se tornar uma referência para a família, amigos e para militantes de movimentos sociais, dentro e fora do estado. Divide-se, hoje, juntamente com sua mãe idosa em educar um casal de filhos adotivos e defender direitos e liberdades em vários segmentos sociais LGBT, mulheres, negros, cultura, juventude entre outros.


Na defesa e promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais fundou, com o apoio do Movimento do Espírito Lilás (MEL), em 2002, a Associação de Travestis da Paraíba (Astrapa), a qual presidiu por vários anos. E contribuiu na criação do Coletivo Setorial GLBT/PB do Partido dos Trabalhadores (PT).


Mora no Roger, bairro da capital, onde idealizou e fundou a Associação Recreativa e Cultura Império do Samba (2004). Durante a sua gestão como presidente da Império do Samba foi campeã do Carnaval Tradição nos anos de 2006, 2008 e desenvolveu projetos sociais com crianças e adolescentes. Atualmente é titular do Grupo de Trabalho LGBT Nacional de Segurança Pública (SENASP), titular do Conselho Estadual da Igualdade Racial, tesoureira da Federação Carnavalesca da Paraíba.


Por duas vezes foi candidata ao cargo de vereadora na capital da Paraíba (em 2004 e 2008), com expressiva votação, Fernanda Benvenutty - a voz de todas as bandeiras, apoiada por militantes do movimento LGBT da Paraíba, coloca seu nome à disposição para o cargo de Deputada Estadual, pela primeira vez. E conta com seu voto e de sua família para defender o respeito aos direitos de cidadãos/ãs discriminados/as, oprimidos/as e excluídos/as. Na Assembléia Legislativa como fará bonito, como fez na abertura da 1ª Conferência Nacional LGBT, quando o presidente Lula chorou diante de seu discurso afetuoso e realista e sua história de vida. Dia 3 de outubro vote Fernanda Benvenutty 13222, Deputada Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário