sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Políticas para a SAÚDE - por Fernanda Benvenutty

Defendemos, em primeiro lugar, uma saúde humanizada, em que as(os) usuárias(os) sejam acolhidas(os) com respeito, sem nenhum tipo de discriminação. Para isto é necessário, desde salário decente, passando por condições de trabalho condizentes, até uma formação continuada para as(os) profissionais, em que os direitos humanos sejam o eixo primordial.

É preciso, na prática, priorizar a prevenção das doenças, inclusive como forma de economia de recursos públicos. O caminho para isto é a associação das diversas políticas públicas. Educação, Infraestrutura, Comunicação, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública e Defesa Social devem, junto à Saúde, trabalhar de forma articulada e/ou associada.


Sem saneamento básico, limpeza pública e tratamento adequado do lixo, sem conhecimentos básicos de higiene e moradia, sem uma alimentação compatível, não há como conter o avanço das patologias. Enfim, pretendo ter um olhar especial para as(os) trabalhadoras(es) de enfermagem, companheiras(os) de profissão, e também as(os) paraibanas(os) acometidas(os) de doenças infecto contagiosas, como a AIDS, e os diversos tipos de câncer, e que necessitam de medicamentos de alto custo para o seu tratamento.


Fernanda Benvenutty


Candidata a Deputada Estadual na Paraíba, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), nas Eleições 2010. Número 13222

Nenhum comentário:

Postar um comentário