quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por que voto

"A Parada da Diversidade Sexual é um momento de apoteose onde eclodem e explodem as alegrias das vitórias conquistadas nas lutas dos movimentos de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais ( LGBTs) ao longo de muitas vidas. Vida que se compra, todos os dias, um depois do outro, ao preço de muita exposição, acusação, humilhação. Vida que se vive mais livremente às custas de outras tantas vidas, ceifadas, perdidas.

A parada ainda é a representação do avanço, da persistência, da coragem, da ousadia de milhares de pessoas que foram oprimidas, criminalizadas, odiadas, esquecidas, desrespeitadas, negadas por muito tempo e em muitos lugares... e ainda o são.

Por isso voto em Fernanda Benvenutty. Por tudo que foi feito até agora por aqueles homens e aquelas mulheres que, juntos ou sozinhas, combatêram a discriminação, o ódio, o mêdo, a negação dos direitos de homossexuais e lésbicas. E pelo muito que ainda falta fazer.

Voto porque Fernanda é uma dessas pessoas que viu e sentiu o mêdo, o ódio, o abandono numa sociedade que não conseguia ver a beleza, a vivacidade, a vontade simples de ser igual em sua diferença. E não desistiu, não se assustou, não fugiu, não negou, não perdeu suas melhores qualidades e respondeu com felicidade, com exemplo, com solidariedade, com generosidade e talento.

Voto em Fernanda Benvenutty porque quero alguém que se importe, como eu. Porque quero alguém que sinta que é preciso fazer muito mais, que é urgente, que é grave! Alguém que sinta e veja que direitos estão sendo negados, pessoas estão sendo jogadas nas sombras da sociedade, distanciadas do melhor da vida, da cultura, da escola, da roda de amigos, da família. Pessoas estão sendo brutalizadas, mortas, sozinhas, pelo ódio aos homossexuais.

Vejo em Fernanda esse alguém. Tive ontem, na parada da diversidade sexual a comprovação dessa visão. Vi beleza num vestido vermelho e numa saia de arco-íris. Vi sua história, vi o que ela representa, vi o que ela pode fazer pelos movimentos que apoiaram seu nome nessa eleição! E voto nela por que acredito e me sinto orgulhoso de ser seu companheiro nessa luta. Acredito em seus esforços, em sua capacidades, em suas intenções, em seus atos! E conheço de perto o suficiente para votar em Fernanda no dia 3 de outubro para deputada estadual.

Utilizo o texto de João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina, para traduzir minhas preocupações em relação a homofobia e dizer que me junto a Fernanda para combatê-la:

"o mar de nossa conversa precisa ser combatido, sempre, de qualquer maneira, porque senão ele alarga e devasta a terra inteira. (...) muita diferença faz entre lutar com as mãos e abandoná-las para trás, porque ao menos esse mar não pode adiantar-se mais."

Fernanda, conte comigo!

Luciel Araújo de Oliveira é Comunicador Social, educador popular e militante dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário